O mais incrível é que data 1500, mas poderia datar 2008, sem sombra de dúvidas...
" (...)Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa, seriam logo cristãos, visto que não têm nem entendem crença alguma, segundo as aparências.(...)E imprimir-se-á facilmente neles qualquer cunho que lhe quiserem dar, uma vez que Nosso Senhor lhes deu bons corpos e bons rostos, como a homens bons. (...)
(...)
Nesse dia, enquanto ali andavam, dançaram e bailaram sempre com os nossos, ao som de um tamboril nosso, como se fossem mais amigos nossos do que nós seus(...)
(...)
Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos.(...) Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!
(...)
Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente.(...)
Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500.
Pero Vaz de Caminha. "
Apesar da exploração escancarada e permitida, eu amo ser brasileira. Amo fazer parte desta nação, que se alegra com pouco e não tem medo de lutar quando a coisa aperta.
Parabéns Brasil!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ana,
Que pena que a 508 anos atrás não estava este dia de Sol, pois como disse Oswald de Andrade (em Erro de Português), se fosse os índios teriam despidos os portugueses. mas como estavam em baixo de uma bruta chuva os portugueses vestiram os índios.
Beijos
Postar um comentário