sábado, 16 de março de 2013

O que a gente precisa.

Não esqueço de uma aula de psicologia da educação em que a professora falou "não tem nada mais injusto que dizer para uma criança, quando ela se machuca, que não foi nada. Como assim "não foi nada?"e essa dor que eu estou sentindo?". A orientação da professora para estes casos, era dizer "eu sei que está doendo", dar um beijo, colocar gelo, ou qualquer outra providência prática, mas focar no carinho e na compreensão da dor.

Isso serve não só para as crianças...mas para qualquer pessoa que vemos que está sofrendo por algum motivo, seja esse qual for. Não existe situação menos ou mais grave, que justifique ou não um choro. Sofrimento é sofrimento e é ruim, por isso, deve ser respeitado e compreendido.
Conselhos, palavras como "vai passar", "já passei por isso", amenizam, mas não resolve. Naquele momento, o que você mais precisa é de compreensão.

Por vezes, chegamos a acreditar que é fraqueza se sentir mal por algum motivo. Temos vergonha de chorar, de pedir colo, de dizer "preciso de ajuda"....isso porque quando expomos nossos sentimentos, ouvimos que "não foi nada".

Foi sim.
E não foi bobagem e nesse momento eu custo a acreditar que vai passar....apesar de saber que sempre passa, nesse momento parece ser infinito.

Por isso, quando eu estiver chorando, sofrendo, seja lá por qual motivo, só me abrace e diga "eu te entendo". Isso sim irá me ajudar.

Obrigada!

Um comentário:

Gabe Manzo disse...

you always knows the right things. Tenho orgulho de ter uma amiga inteligente, que pensa como vc pensa, e escreve como vc escreve.