segunda-feira, 30 de março de 2009

Justiça?

Cheguei no trabalho e fiz meu ritual, que inclui ler as manchetes do UOL.
"Dona da DASLU foi detida".

Na hora me lembrei do fato ocorrido 4 anos atrás...recebi a noticia tomando sol na piscina em meio a frequentadores VIPs da loja, que eu nunca entrei.
Eles comentavam indignados: Presa por isso? Absurdo é o valor dos impostos...
Na época me indignei calada. Já tinha causado polêmica demais por conta da diferença social e naquele momento (estirada na piscina) não tinha mais moral para falar nada.

Hoje era diferente. Estava em meu ambiente de trabalho, palavra que eu desconhecia naquela época. Mas a reação foi outra...ao invés de pensar "bem feito", lembrei-me que ela está com câncer no pulmão, de suas boas ações e sua preocupação com o bem estar de seus funcionários (coisa rara hoje em dia). Não que justifique, mas são atitudes que demonstram caráter de alguém.

Além disso, de lá para cá, passei a pagar impostos, e vi como é caro.
Lembrei-me também que aquele grupo de frequentadores da DASLU indignados, com a qual convivi pouco mais de um ano, também não pagava impostos...inclusive o da casa onde estávamos ao saber da noticia. Não por falta de dinheiro, mas por não quererem perder a oportunidade de comprar mais um carro no ano por conta do IPTU da casa de praia.
Portanto vale lembrar que "ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão", ou 94, como preferir.

Na mesma semana, diretores e outros funcionários da Camargo Corrêa foram presos.
Desvio de verba, dinheiro sujo, lavagem de dinheiro...enfim, aqueles trambiques naturais de quem fica rico da noite pro dia sem ganhar na Mega Sena. Tem mesmo necessidade de prender? Não seria melhor uma outra alternativa, tipo cobrar as coisas ou incentivar a participação em ações voluntárias? Cadeia nem sempre é o melhor castigo. Eles sabem que serão soltos em no máximo 2 dias, e que voltarão aos escritórios e continuarão cometendo seus "crimes" a favor da qualidade de vida.

Deitada no sofá da sala, depois de uma semana cansativa, feliz com a sexta-feira, vendo novela, escuto barulho de tiros...comento com a minha mãe que fala "são fogos, filha". Otimista.
Pouco tempo depois escutamos as sirenes de policia e ambulância. Interfono para o porteiro e ele diz "um homem foi assassinado na nove de julho com a cidade jardim, em frente ao banco"...Na velha reação ao assalto...o assaltante? fugiu com o dinheiro. E aquele homem que voltava para casa, depois de um dia de trabalho, perdeu o fim da novela.

Afinal, o que é justiça?