quinta-feira, 28 de agosto de 2008

27/08

7ª série. Aula de Ciências...
"Um cientista chamado Pavlov fez um experimento muito interessante com cachorros. Ele todos os dias tocava um sininho e mostrava um pedaço de carne para o cachorro, que salivava ao ver a carne. Depois de um tempo, ele só tocava o sininho e o cachorro já salivava"

Entre nerds preocupados em entender a teoria disso, vagais pensando "e??", semi-nerds pensando "vai cair na prova?", uma gordinha, nem nerd, nem semi-nerd, muito menos vagal, pensava "Nossa! Que legal...como será que o cara teve essa idéia?"

A gordinha era tímida, mas foi conversar com o professor a respeito. E ficou sabendo que daí tinha surgido uma "linha" da psicologia chamada Behaviorismo.

Por coincidência, ou não, seu pai era psicólogo, e atuava nessa linha (Freud explica??). Foi conversar com ele a respeito. Na época, não atuava mais com isso, estava voltado para marketing e responsabilidade social, mas, com certeza, deu uma base um pouco melhor do que o professor de ciências.

2ºcolegial, hora de tomar a decisão...com 16 anos saber (ou achar que sabe) como será o resto da vida. De cara veio a idéia de fazer psicologia, por conta daquela aula de ciências em que encontrou o Pavlov. Mas, queria procurar outras coisas...Pensou em algo que envolvesse inclusão de deficientes na sociedade...fisio, t.o...mas bastou assistir uma sessão de cada, para desistir de vez e assumir: psicologia era o caminho.

3ºcolegial...momento de recuperar o tempo perdido. Nem nerd, nem semi-nerd, nem vagal, mediana. E a média agora não ajudava em nada.

Colégio, cursinho, aula de inglês.

Vestibular, tensão, cobrança. Um pouco de descredibilidade da família...

"Presta aquela lá, que dizem que não é tão boa, mas quem faz a faculdade é o aluno".

ENEM, Fuvest, tontura, pressão.

UNIP, São Marcos...Nãooo, só em último caso (Freud explica, de novo??)- o pai fez São Marcos e não escondeu a alegria de fazer a matricula lá.

PUC...Ah! A PUC! Tão sonhada, desde o começo.

Mackenzie? Ah, só por desencargo de consciência. Aqueles tijolos bregas, "Casa do pão de queijo" dentro da faculdade, nem pensar...

Janeiro, PUC não deu.
DESESPERO.
Mackenzie.
PASSOU!

Aqueles tijolos lindos, a "Casa de Pão de Queijo" tão gostosa entre as aulas.
Um monte de mulher que confundia aula de psicologia com terapia em grupo.
Freud, Freud, Freud, Skinner (ufa!), Melaine Klein, Winnicott, Freud, Freud, Jung (ufa?), Beck (uhuuuu).

Anatomia, Estatística, Filosofia, Neuro, Leitura e Interpretação do Texto Cientifico---pra quê?

Livros, xerox, resumos...

Avaliação psicológica, Psicodiagnóstico, TGI, Clinica, Escola, Licenciatura.

Diploma, festa.

Trabalho, especialização, sonhos, planos....

Nunca terá fim??

Nunca....

UFA!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa fase da vida é complicada! Tantas escolhas, tantas dúvidas, tantos caminhos... e só de pensar que podemos escolher o caminho errado dá desespero.
Pelo menos pra você (paranós) deu certo! Estamos felizes com nossa escolha.
E o mais ironico é que escolher a profissão não foi o mais dificil, agora temos que fazê-la virar realidade! rs
Mas continuares batalhando e seguindo nossos planos!

Beijão