terça-feira, 25 de novembro de 2008

Seja rico ou seja pobre o velhinho sempre vem...

Aniversário, dia das crianças e natal...essas, com certeza, são as datas mais aguardadas pelas crianças...

Cada uma a sua maneira, tem um sabor especial.

Mas há algo comum nessas datas...o presente!

Ganhar aquela bicicleta, boneca, patins, vídeo game, computador, máquina fotográfica, etc...tudo tão sonhado que quando recebe é literalmente a realização de um sonho.

Talvez esteja aí a magia do natal para as crianças.
Acho que para quem tem mais dificuldade financeira vê no Papai Noel a chance de ter aquela boneca e ser, por um dia, igual a qualquer outra criança.

Minha avó teve uma infância muito difícil. Certo ano, resolveu pedir para o Papai Noel um patins. Quando acordou, foi olhar na janela e se deparou com um par de sandálias...Nem ele, pode dar o patins.

No primeiro natal em que eu já tinha idade suficiente para pedir um presente, pedi um picolé de uva. Meus pais não entendiam. Falavam que era a data em que eu podia pedir qualquer coisa, afinal, tinha sido uma boa menina e lá em casa, presente era só nessas datas...mas eu queria um picolé de uva!

Vi o Papai Noel pela primeira vez. Tremia, de medo e de emoção...
Ele chegou pertinho de mim e me entregou um pacote imenso.
Era um carrinho de madeira. Quando abri, tinha uma caixa de picolé de uva.
Abri um sorriso.
Tomei o sorvete e dormi feliz.

Minha avó acompanhou tudo de perto. E viu que um sonho simples não deixa de ser um sonho.

Foi, sem dúvida, o presente mais especial que eu ganhei...e acho que o que o Papai Noel ficou mais orgulhoso em dar...ainda, que sem entender.

3 comentários:

Fernando disse...

Que o velhinho venha e que o presente seja rico para rico e para pobres.

Como o picolé de uva, ou uma esperança para quem perdeu o que é seu.

Heloisa Emy disse...

A riqueza do presente não está no valor do presente e sim na significação dele...

Anônimo disse...

Vivemos em uma época em que os nossos desejos nossos e das crianças são manipulados pelas grandes empresas. Cobrando um absurso para os pais.
Mas ler essa reportagem me emocionou, um picolé de uva!? Quem diria!

A criança sempre da mais valor aos brinquedos simplers, carrinhos peueninos, bonecas e bonecos, casinhas. Estes são os melhores brinquedos que uma criança vai ganhar, e o que vão aproveitar mais! Mesmo que seja um brinquedo complicado, como estas super pistas de carrinho, esses bebês com 1001 recursos, a crinaça dara valor a sua boneca de bano muito mas que esses.

O que da um aperto nos bolsos dos pais não é o preço dos brinquedos, mas sim é que vão pagar muito por uma coisa que seus filhos vão passar meia hora brincando.

Minha pequenina prima ganhou um daqueles super-bebes, que grava o nome, tem muitas frases e movimentos! O que aconteceu: ela deu o mesmo nome que apareceu na propaganda, o brinquedo super-caro nem durou 1 semana.

Temos que educar nossos filhos para poder aproveitar o que tem de melhor. Se criarmos uma criança na ru, saindo pra brincar com ela ela vai pedir um "picolé de uva", se criarmos uma criança na frente da tv ela vai pedir uma hiper-boneca um hiper-carrinho super-caros que não vão usar mal uma semana.