domingo, 25 de janeiro de 2009

Desculpa, meu!

Hoje venho com um pedido de desculpas...
Como tenho sido ingrata a você esses anos todos!
Preferia falar dos seus defeitos, sim, falava mal de você para todos...E pior, como muita gente tinha a mesma opinião, me cobria de razão.

Tola!
Isso que fui...TOLA!

Não reconhecia que você foi quem me ensinou a falar, desse jeito assim, com esse erre carregado.
Foi você quem recebeu meus primeiros passos e tropeços e depois, permitiu que eu aprendesse a dirigir e olha que isso exigia coragem.

Também não reconhecia as belas visões que você me proporcionava...com uma arquitetura incrível, prédios lindos, monumentos...sem falar das praças escondidas, palco de romances proibidos!

Além da cultura...quantos teatros, cinemas e shows você me proporcionou esses anos todos? Super produções, bandas iniciantes, shows de graça no parque, bandas internacionais...muitos espetáculos que talvez só em milhas de distância poderia ter visto, você me deu aqui, bem pertinho.

Sem contar as milhares de opções de escolas, farmácias, hospitais, supermercados, restaurantes, bares, baladas....E os tão amados serviços 24 horas. Nunca havia percebido que eu me canso com 10, 12 horinhas de trabalho e você nunca reclamou de não parar nunca.

Nem com os poemas daqueles que foram recebidos tão bem por você, valorizei você. Sempre achei que aquele negócio de cruzar Ipiranga com São João era só pra rimar com coração...

Aliás o seu coração era o lugar que mais odiava. Tinha medo, achava feio e sujo...Boba! Foi ali que tudo começou e a poesia existe e chega a arrepiar...é só limpar os olhos...

Precisei pensar em você, lembrar daquele seu aniversário em 2003 em que me arrepiei na 23 de maio sem carros. Lembrar que você foi palco das minhas maiores aventuras, é quem me acolhe quando, de noite, eu rondo sozinha a procurar...

Ingrata, é isso que sou!

Hoje te peço desculpas, te agradeço por tudo e te desejo felicidades- menos trânsito, menos violência, menos acidentes e mais beleza...essa beleza só sua.

Já pensei em ir embora, confesso que às vezes ainda penso...Mas hoje eu sei, posso ir tranquila, porque você nunca deixará de ser a minha cidade!

3 comentários:

Gabe Manzo disse...

Não costumo vir pra elogiar aqui por escrito.. mas esse texto merece!! Parabéns, até me emocionei...eu não nasci aqui, mas tenho tanto carinho também por essa cidadona!!
=)

Anônimo disse...

Parabéns pra cidade e pro texto.

Adoro os dois.


ps: São Pedro exagerou no champagne pra comemorar. Alagou tudo hj rs

Heloisa Emy disse...

Lindo texto e linda homenagem a cidade!

Por mais poluição que exista, por mais transito que nos irrite todos os dias, por mais rios inundando a cada chuva e por aí vai... São Paulo continua sendo a cidade da garoa, a grande cidade, a metrópole, o centro cultural, o lar de muitas pessoas... o meu lar! Nasci em sampa, saí, e voltei... acho que tende a ser assim!