quinta-feira, 17 de abril de 2008

Janela do mundo

Nunca pensei muito na hipótese de trabalhar em escritórios. Desde que escolhi minha profissão, não tinha a menor pretensão de ficar numa sala, com a companhia exclusiva do computador.

Quando ingressei no curioso mundo organizacional, tive o prazer de trabalhar numa sala com mais 07 pessoas, com duas janelas grandes. Era divertido, mesmo com as brigas- fecha a persiana, liga o ar, desliga o ar, abre a persiana. Sempre, em algum momento do dia, todos os 08 se reuniam em frente a janela para olhar alguma coisa...o lindo pôr-do-sol, o homem que insistia em ficar se equilibrando na antena do prédio da frente, a ambulância, a batida, a ameça de chuva... Fosse o que fosse, coisa boa ou ruim, era um minuto de silêncio que viravam horas de assunto.

Fui transferida de sala, sem janela- só ar condicionado e computador. Meu meio de interação com o mundo? Uol, Orkut e msn (segredo!). Gripe constante, mal humor e angústia. E que angústia...ser surpreendida com uma chuva ao sair do prédio, não ver movimento, ficar literalmente isolada, desacreditando que existe vida das 08 às 17 (17?) horas.

Porém, um dia tudo mudou. Destruíram as salas individuais, adotaram o modelo das baias e colocaram uma mesa de frente pra janela...e essa mesa, é a minha! Voltei a ter o privilégio de saber qual o tempo lá fora. Ver carros, árvores no meio das casas, vejo até o Pico do Jaraguá, lá longe, mas vejo. O pôr-do-sol, maravilhoso, me faz pensar em já ir juntando as coisas pra ir pra casa e às vezes, nos momentos de exaustão no meio de tanto papel, telefone, sites e e-mails, paro e olho pra janela, relaxo e retomo as energias...

...Só de olhar e perceber que existe sim, vida fora do mundo corporativo!

2 comentários:

Gabe Manzo disse...

muito bonito.. sala 30.. era tão feliz.. hje tem um quê de responsabilidade que antes não tinha.. mas o bom é que ainda nos permitimos desfrutar de coisinhas pequenas e simples, desde cantar quando vem pro trabalho, como sair junto com a amiga e ir andando pra casa.. e às vezes parar na starbucks pra um leitinho.. ou no hugo, pra uma cervejinha... e é por essas e outras que nos damos tão bem. =)

luansr disse...

bom saber que você pode contar com uma janela!