quarta-feira, 21 de maio de 2008

Porcos tristes.

O Brasil é um país católico desde que Cabral chegou e viu os tais homens pardos, com as vergonhas descobertas, e resolveu botar ordem na bagunça (o que não adiantou muito, afinal, tem coisas que estão no sangue e pronto, aliás o espirito selvagem dos homens pardos apareceu ainda ontem, mas isso fica para outro dia).

Sendo assim temos inúmeros feriados católicos por aqui. Mas a verdade é que ninguém tem muita consciência disso. Tirando o Natal, por razões óbvias, os feriados cristãos são comemorados apenas pelo fato de serem um dia livre no meio da semana, ou um motivo para ganhar presente (seja chocolate ou um brinquedo no dia das crianças).

Amanhã eu não vou trabalhar (uhu!), mas por quê? O que será que quer dizer Corpus Christi?

Eu não sou tão ignorante assim e sei que quer dizer "corpo de Cristo", mas eu queria entender poque esse dia é um feriado.

Dei uma pesquisada e descobri que é a confirmação da Eucaristia, é como se fosse a comprovação de que a Eucaristia realmente representa o Corpo de Cristo para os católicos. Então deveria ser um dia para os católicos irem a Igreja receber o Corpo de Cristo, certo?

Pois é...mas com o passar do tempo, as coisas vão mudando de significado, de acordo com a situação. Num mundo tão corrido, com tantas religiões, preocupações e etc, não tem como não considerar o feriado uma data feliz por se tratar de um dia livre, tão cobiçado nos dias de hoje.

Um dia para não fazer nada, ficar deitada no sofá vendo tv. M-A-R-A-V-I-L-H-A!

Mas, em um ano especial, teve um jogo de futebol inesquecivel. Não me lembro nem se era final de campeonato, nem qual o placar. Só sei que o Palmeiras (hoje motivação e exemplo para o Timão, ou pelo menos deveria ser) perdeu e renomeou o tal feriado.

Nada mais justo que no país do futebol os feriados sejam por conta do mesmo, não é verdade? Por exemplo, quando o Corinthians passar para a primeira novamente, torna-se feriado, quando o São Paulo perder a Libertadores, vira feriado...e por ai vai.

Sem dúvida nenhuma, seria muito mais celebrado do que as datas Cristãs, uma pena ou não, é a mais pura verdade. Porque pelo menos deixaríamos a hipocrisia ou a ignorância de lado e comemoraríamos com alegria o feriado pelo conteúdo e não pela forma.

Enquanto isso, o que nos resta é aproveitar o dia livre.

Nenhum comentário: