terça-feira, 8 de julho de 2008

08 anos???

Já ouvi dizer que não se comemora aniversário de morte, afinal, uma data triste não deve ser comemorada. Concordo. Aliás, nem imagino como seria a comemoração. Talvez, algumas pessoas considerem missas como comemorações. Pode ser...mas daí, não vejo mal. Encaro como uma forma de representar a lembrança pela pessoa.

Eu não fiz missa para a minha avó. Nem para ninguém que morreu. Fui na missa de sétimo dia do meu avô e da minha avó Alice, mas da minha avó Tereza não....nem em São Paulo eu estava. Precisava de um tempo para colocar as idéias em ordem. Para "elaborar o luto"...

Um mês em Maringá, na época minha cidade predileta, pelo lugar e pelas pessoas. Sentia-me num mundo paralelo, que era exatamente o que eu precisava na época. Um lugar paralelo, onde morte não existia. Mas, um mês não foi suficiente. Além de lembrar dela o tempo todo, 01 mês não apagam 15 anos. E o que apaga?

Nada!

Lembro dela todos os dias...dos seus "parpites", do seu perfume, do seu frango ensopado, do único quiabo gostoso do mundo. Lembro na hora em que vou enxugar os pés- mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura bolo e mata piolhooo, na hora de amarrar o tênis, na hora de fazer uma coisa chata ("faz logo filhota, pra ficar livre e aproveitar o resto de vez"). E de tantas outras coisas que ela me ensinou.

Fico pensando no tanto que ela ainda tinha para me ensinar. Queria muito ter dividido com ela a minha entrada na faculdade, a minha carta, o meu carro, o meu trabalho, a minha formatura. Queria continuar ligando para ela todos os dias e pedir pra ela desligar primeiro. Queria continuar acreditando que ela nunca ia morrer.

E como dói essa saudade. Dói até a vontade de matar as saudades e não poder. Ver um vídeo, uma foto, ler uma carta...tudo emociona. Queria poder abraçar ela de novo, deitar no colo dela, ou ficar vendo tv no quarto enquanto ela lavava louça, mas sabendo que ela tava ali.

A morte da minha avó representou muita coisa para mim. Foi um aprendizado torturante.
Me ensinou que não adianta temer, a morte é inevitável e nós não temos controle sobre ela. E que nós podemos fazer de tudo para esquecer, mas uma pessoa especial é inesquecível, e é ótimo que seja assim.

Me prometi não amar mais ninguém (além daqueles que já amava na época) para não sofrer tanto de novo. Impossível. Meu coração nunca deu ouvidos a minha cabeça e hoje eu agradeço por isso.

Se não tivesse amado tanto, e se não amasse tanto, hoje não seria metade do que eu sou.

Vó: Mesmo quando eu estou sozinha eu sei que você tá perto de mim, quando triste eu olho pro céu. Um beijo e um abraço (com tapinha nas costas).

4 comentários:

Gabe Manzo disse...

Linda mensagem pra sua vovó.. me emocionei!

Ela vive em você, zé, em tudo que ela te ensinou..e isso, vai tornar ela perene.

Beijibas!

Unknown disse...

Eu só espero ter essa serenidade quando chegar o próximo 18 de fevereiro.

Ou o 31 de agosto.
É duro demais... Eu não sei o que dizer, só sei que é. A vida, não?

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Sério. É rato hoje em dia encontrar um blog que possua... conteúdo!! Curti mesmo e virarei assíduo, ok? Aliás, acho que pode rolar uma interação bem legal entre nossos blogs. Acessa lá, lê os posts, comenta... Confere, no mínimo, te identificar com algum post tu vai. hehehe (Jurandir)

- O Equilibrador de Pratos -

O que os homens pensam?
Relacionamentos. Teorias. Discussões. Comentários. Mulheres. Sexo. E pratos equilibrados em varinhas. Bem-vindo à vida real.

3 amigos (B. Sacamano, Hannibal e Jurandir, pseudônimos, claro) que resolveram fazer um blog tratando de assuntos que abordam o "Universo Homem + Mulher = Relacionamentos". Retrata todos assuntos citados acima, com textos bem escritos, humorados, ácidos, sarcásticos, irônicos e, sinceros ao extremo. Vale dar uma conferida. E que atire a primeira pedra quem não se identificar com algo.

Blog: www.oequilibradordepratos.blogspot.com
E-mail: oequilibradordepratos@hotmail.com
MSN: oequilibradordepratos@hotmail.com

PS: por que o nome "O Equilibrador de Pratos"? Entre no blog e descubra. Será um "soco no rim". No bom sentido, é claro.

Heloisa Emy disse...

Adorei o texto. Homenagens sempre são bonitas. E a sua foi linda!
Acho que é pq quando fazemos uma homenagem pensamos muito na pessoa, e parece que todos os momentos vividos com ela passam na nossa mente, tão rápido, mas ao mesmo tempo tão demoradamente. E vêm aprendizados, lembraças. Lembranças que trazem saudades, e saudades que trazem dor...
Tenho certeza que ela estava com você, em todas as conquistas, derrotas, tropeços, sorrisos... e ela vai estar sempre. Ela não está só com você, mas está em você!

Beijo.