segunda-feira, 21 de julho de 2008

Vilão herói.

Não gosto muito de super-heróis. Acho as histórias meio sem graça e não gosto de coisas impossíveis- homem morcego, aranha, ou que entra numa cabine telefônica e sai voando...

Mesmo assim, assisti Homem Aranha 1 e 2 e tentei assistir Batman Begins (dormi no cinema). Até achei interessante mostrar o lado humano dos super-heróis, porém nem isso me fez ficar encantada pelo mundo dos super-heróis.

Quando soube do triste ocorrido com o Heath Ledger, nem pensei duas vezes...queria muito assistir Batman. Por causa do Coringa e não do homem-morcego. E sei que muita gente pensou a mesma coisa.

De fato, o show é dele. Um vilão divertidissimo pela sua ironia. Assustador, é verdade, mas prende o espectador na tela. Uma risada contagiante, uma inteligência peculiar. Nada de super poderes.

O que mais assusta nessa história toda é que o Coringa, o grande vilão, pode ser qualquer um. Ele é comum, no sentido de utilizar artificios humanos para lutar. Pode ser comparado tranquilamente com um Hitler da vida, que queria liderar o mundo, custasse o que fosse.

Apesar de toda a maldade envolvida, Coringa dá um tapa na cara do espectador. Ele diz verdades sobre as pessoas. Aquelas verdades que a gente prefere esquecer, mas ele faz questão de nos lembrar- do tipo: todo mundo tem seu lado mal, muita gente só pensa em dinheiro e não mede esforços para conseguir, etc...

Não posso dizer que o Heath Ledger é o melhor Coringa de todos os tempos, pois nunca vi a atuação do Jack Nicholson. Mas que este vilão é bom, isso não me restam dúvidas. E que o galã de "10 coisas que eu odeio em você", o mesmo cowboy de "O segredo de Brokeback Mountain", está sensacional no papel, isso está.

Fiquei feliz com toda reflexão que o filme me proporcionou e por saber que o Heath Ledger encerrou sua carreira com chave de ouro.

5 comentários:

Sereníssi*mah* disse...

A figura dos super-heróis,a meu ver, é um tanto controversa; confesso não sou fanática e por um único motivo: como a abordagem aqui é o cinema, e é justamente ele que distorceu a idéia inicial de "herói" e o tornou ojeto rentável, entretenimento de massa. Este é o ponto ruim, embora seja um processo natural e esperado. Mas gosto da idéia que embasa a figura do herói. Para uma criança, por exemplo, acredito que seja fundamental acreditar na bondade sem limites dos heróis. São os contos de fada dos meninos, são os finais felizes de suas histórias.
Estou falando de formação de caráter e acredito que não estou sendo radical.
Num universo mais adulto, o vilão é, de fato, quem melhor traduz o gênero humano. Pessoas têm seu lado obscuro. O vilão seria então o contrário do herói, não perfeito, mas apenas comum, falho.
Quanto a Heath Ledger, sou suspeita em tecer qualquer comentário. Eu já era fã, depois que assisti a Brokeback Mountain, me apaixonei.
Adoro o trabalho dele. Com certeza, um ator espetacular e teria se tornado um ícone se continuasse por aqui. A morte dele é uma pena.
Aliás, qual não é?

Sereníssi*mah* disse...

P.S.: Desculpa se falei demais. Me controlei para não falar ainda mais. Sua crítica suscitou em mim várias reflexões!

Sereníssi*mah* disse...

(resposta)

impossível?

Será mesmo?

Anônimo disse...

chocante, eu diria da atuação do heath...chorei mtos litros ao sair ontem do cinema...

embora a minha visão do coringa sempre tenha sido mais de palhaço brincalhão e bobo que tenta ser do mal do que psicopata com disturbio de personalidade, a incrível vivacidade que o heath dá ao papel me fez gostar do joker assim...

nunca vou desmerecer o jack, ou até mesmo o cesar romero... mas mais brilhante do que o que ví ontem, não havia conhecido nos filmes do bátima.

sem falar que ele conseguiu apagar um pouco da luz forte do christian bailey..fantástico.

o que um bom ator dedicado e uma direçao fudida do chris nolan não fazem, né?

=)

deixei pra comentar hoje, depois de ter assistido.

beijitos.

Anônimo disse...

Ainda não assisti... mas vim comentar por causa da sincronicidade!
Escrevi um texto sobre vilões dois dias depois desse no meu blog!! E quando estava escrevendo (embora na versão final não tenha ficado, justamente pq não assisti!!) pensava muito no coringa do Heath Ledger, pq tinha certeza que ele seria um vilão humanizado!! pelo que vc tá falando, acertei! Assim que tiver chance verei o filme, se quiser leia o meu texto (o segundo post de cima pra baixo!) beijos