quarta-feira, 16 de julho de 2008

Canção para Paz!

Engraçado. Outro dia comentei sobre morte aqui, e disse que não imaginava como seria possivel comemorar uma morte. Ontem, eu tive uma sensação assim, não de alegria, mas de conforto pela morte de uma pessoa querida.

Tio Carlos era uma pessoa encantadora. Desde pequena sempre ouvi dizer "se tem alguém bom no mundo, é o Carlos". Ele era assim, sereno, tranqüilo (seu sobrenome era Paz), engraçado.

É fato que convivi mais na infância, mas me lembro dele com muito carinho.

Lembro até hoje do dia do casamento de uma das filhas dele, em que eu fui dama de honra, e estava no carro com eles (o pai e a noiva). Ela nervosissima, como toda noiva. Ele só dizia pro motorista "vamos dar mais uma volta no quarteirão". Sábio tio Carlos.

Há 10 anos, exatos, ele sofreu um AVC. E sua vida nunca mais foi a mesma. Várias vezes ouvia as pessoas da família dizendo "Nossa, ele não merecia ficar assim". Mas, mesmo debilitado por conta da doença, tio Carlos não mudou seu jeito sereno. Aguentou firme muitas coisas, que só ele sabia como era dificil.

Meus primos, filhos dele, foram um exemplo. De união, mas principalmente, de amor.
Fizeram de tudo para que o tio Carlos aproveitasse cada segundo. Quantos passeios, viagens e festas ele participou nesse tempo. Não ficou fora de nada. Graças ao empenho exemplar da família.

Ontem tio Carlos descansou, depois de muito sofrimento. Um sofrimento que a olhos humanos, ele realmente não merecia. Por isso, a primeira sensação é de alívio, ele finalmente está descansando.

Na hora da despedida, alguns amigos cantores, fizeram uma linda homenagem. E no meio da emoção pude imaginar o tio Carlos sorrindo, gostando das canções.

Foi assim, tio Carlos deu mais uma lição, mesmo depois da partida.
Devemos plantar o bem, esquecer as mágoas do passado e lembrar que a família é quem nos dá o verdadeiro amor. Amor que eu vi e senti ontem.

E vou guardar isso para sempre.

4 comentários:

Sereníssi*mah* disse...

e ele foi mesmo em paz.
Pode ter certeza!

Anônimo disse...

Meus sentimentos, zé..
=)

Heloisa Emy disse...

ele vai estar em cada um de vocês, sempre... agora é a vez de vocês passaram os ensinamentos dele em diante!!
despedida bonita, essa sua.

descanse em paz!

Para Tudo! disse...

Meus sentimentos...

As vezes a morte é descanso. As vezes é trajédia. Porém, causam dor, mas as vezes se libertam dela...

Beijo