quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Liquidação de Linguiça

2002, eleições para presidente.
Eu, com 17 anos, resolvi exercer meu papel de cidadã e tirei meu título para escolher meu representante. (ok, tirei com 17 porque disseram que assim corria menos risco de ser convocada para ser mesária).

Lula no segundo turno, com grande chance de ganhar.
Tinha medo.
Nunca entendi muito de política, e o pouco que sabia não era nenhum pouco favorável para o companheiro.
Não votei nele, por medo...

Medo de ter um presidente que não soubesse falar direito, que não tivesse nem o segundo grau completo.
Em algumas discussões entre amigos, leitores assíduos de jornal por conta do vestibular, eu falava que tinha medo do mau exemplo.

Como incentivar o filho a ir para a escola se o presidente estudou só até a sexta-série e virou presidente?

Lula foi eleito.
E descobri que apesar de não ter segundo grau, Lula é culto e é, na verdade, o real representante do Brasil.
Ele é o retrato falado do brasileiro... Que gosta de futebol, toma uma pinguinha, faz amizade com todo mundo e no impulso, mete os pés pelas mãos.

Não ajudo a população em nada. Muito menos acompanho projetos de lei... Por isso, não me sinto no direito de reclamar de governo nenhum...

Mas ontem, vi que a lei com as novas regras da língua portuguesa foi sancionada e fiquei muito preocupada...por vários motivos.

Pelo que vi, algumas coisas vão facilitar e muito a vida...na verdade, tornaram-se regras coisas já feitas no dia a dia. Ótimo.

Mas, tem certas coisas que existiam por uma razão importante, para auxiliar na compreensão.
É o caso de pára e para, pêlo e pelo...entre outras.
Se hoje em dia já é complicado contar com a interpretação de texto das pessoas, imagine precisar do entendimento do contexto para compreender a palavra?

Mas, o que mais me preocupa, e entristece, é que projetos como esse sejam aprovados antes de assuntos mais sérios.
A educação no Brasil é catastrófica e na minha opinião é a causa de muitos problemas da nossa sociedade.

Ao invés de corrigir o português, podíamos investir na educação propriamente dita.
Melhorar o ensino, proporcionar qualidade de vida aos professores, apoiar o curso técnico, incentivar aos maiores de idade a concluírem seus estudos.

Não tenho partido, muito menos defendo político qualquer...não tenho conhecimento suficiente para isso.

Só tenho opinião. E defendo-a, até que os manuais da nova língua estejam disponíveis.

3 comentários:

Heloisa Emy disse...

que triste! esse país realmente me entristece.
leis sancionadas são superficiais, por hora. e digo isso pois, como você mesma disse, há coisas muito mais importantes do que regras de acentuação e correções ortográficas.
sabe, acho que não investem em educação, pois aí tornariam as pessoas em pensantes e com pensamento crítico, o que é mais importante... aí elas não aceitariam qualquer coisa que falassem para elas, e dificultaria colocar qualquer um como representante do país... e essas coisas!

Anônimo disse...

zé, vou discordar de quando você cita que o Lula é culto..
acho que entendo que vc quis dizer que ele conhece e se aplica bem à cultura do nosso país, mas não tem o intelecto desenvolvido.. acho que o fato de Lula ter aprovado a sanção da nova lei ortográfica foi, na minha opinião que pode ser equivocada, uma medida pra incutir na cabeça do povão que ele é sim preocupado com a educação. O problema, porém, é que este tipo de lei, como você mesma disse, não será mais útil que inútil.. Eu na verdade defendo políticos conscientes, diplomatas, com maturidade pra governar.. é como aprovar um candidato.. a gente aprova aquele que consideramos o mais adequado pra atuar em determinado cargo.. e assim, sei que se eu fizesse uma entrevista com o Lula, pra vaga Presidente do Brasil, eu iria reprovar, já nos primeiros 5 minutos.. heheh
=)

Anônimo disse...

Concordo com você!
Acho que não só o Lula, mas o governo como um todo perde tempo criando e se preocupando com leis que não resolvem os problemas mais críticos do nosso país.
Não adianta deixar bonitinho por fora quando na verdade tudo está desmoronando.
E o pior de tudo isso é a acomodação do povo brasileiro. Ninguém reclama, ninguém protesta, ninguém exige... não fazemos absolutamente nada...
É triste, fico me perguntando onde isso tudo vai parar...
beijos